Modelagem de Sistemas Elétricos de Potência Embarcados em More Electric Aircrafts Utilizando a tecnologia Hardware-in-the-Loop

por Andressa de Moura Periolo
Publicado: 27/10/2023 - 16:18
Última modificação: 14/05/2024 - 21:28
Modelagem de Sistemas Elétricos de Potência Embarcados em More Electric Aircrafts Utilizando a tecnologia Hardware-in-the-Loop

Descrição: O Sistema Elétrico de Potência (SEP) em aeronaves modernas e flexíveis tem sido objeto de estudo frequente nos últimos anos. Preocupações com o consumo de combustível e emissão de CO2, eficiência de conversão de energia e a substituição de acionamentos mecânicos/hidráulicos por elétricos, traz à tona o conceito de Aeronaves Mais Elétricas (MEA ? More Electric Aircrafts). Com o objetivo de alcançar eletrificação massiva em uma aeronave, a busca por melhorias nos conversores estáticos é a chave para sistemas com elevadas eficiência e confiabilidade. Esse projeto compreende o projeto Ed. a CNPq 09/2022 Bolsa PQ - Processo: 303085/2022-3: Estudo e desenvolvimento de circuitos retificadores para aplicação em redes de distribuição de energia elétrica em corrente contínua em sistemas embarcados - Parte II
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

ICT Executora: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEELT)
ICT Parceira: University of Vaasa (UWaasa, Finlândia) (https://www.uwasa.fi/en)
Integrantes: Marcelo Godoy Simoes, Qudrat Ullah
ICT Parceira: Universidade Federal do Ceara (UFC, Brasil) (http://www.dee.ufc.br/)
Integrantes: Demercil de Souza Oliveira Júnior, Paulo Peixoto Praça

Artigos publicados:

T. G. Neves, V. F. Barbosa, A. O. C. Neto, G. B. de Lima, D. B. Rodrigues and L. C. G. Freitas, "Performance Analysis of SEPIC Bridgeless with Simplified Control Strategy in AC-DC Conversion System for More Electric Aircraft," 2024 IEEE Applied Power Electronics Conference and Exposition (APEC), Long Beach, CA, USA, 2024, pp. 1932-1939, doi: 10.1109/APEC48139.2024.10509292.

Freitas, L.C.G.; Simoes, M.G.; Praça, P.P. Power Electronics Converters for On-Board Electric Power Systems. Energies 202316, 3771. https://doi.org/10.3390/en16093771

V. F. Barbosa, O. F. A. Eleodoro, D. B. Rodrigues, G. B. Lima and L. C. G. Freitas, "Three-Phase Hybrid Rectifier for HVDC Distribution System in More Electric Aircrafts," in IEEE Transactions on Power Electronics, doi: 10.1109/TPEL.2023.3295613.

A. L. Soares, A. C. O. Neto, V. F. Barbosa, G. B. Lima and L. C. G. Freitas, "Project and Performance Evaluation on an Optimized 18-Pulse Rectifier With Delta-Differential Connection ATRU and Cascaded Boost Converters for More Electric Aircraft," in IEEE Access, vol. 10, pp. 68397-68415, 2022, doi: 10.1109/ACCESS.2022.3185996.

ELEODORO, O. F. A. ; BARBOSA, V. F. ; Lima, G. B. ; Freitas, L. C. G. . Analysis of SiC and SiC-Cascode MOSFET in the design of power electronics converters for more electric aircrafts. International Journal of Power Electronics and Drive Systems (IJPEDS), v. 13, p. 1951-1965, 2022. doi:10.11591/ijpeds.v13.i4.pp1951-1965

Capítulos de livro publicados:

Programas de computador:

BARBOSA, V. F. ; Lima, G. B.; Freitas, L. C. G. . RHTMEA. 2022.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512022000715-0, data de registro: 18/01/2022, título: "RHTMEA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

SOARES, A. L. ; DE OLIVEIRA COSTA NETO, ANTONIO ; BARBOSA, V. F. ; ELEODORO, O. F. A. ; Lima, G. B.;  Freitas, L. C. G. . ATRUMEA. 2022.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512022002232-0, data de registro: 17/08/2022, título: "ATRUMEA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Patentes: